O negócio já nasce com um parceiro de peso, o Mercado Pago, banco digital do Mercado Livre e ativos da ordem de R$ 1 bilhão no total. Outros acordos que a Órama tinha, no modelo “white label”, em que terceiros usam a tecnologia da plataforma, estampando a própria marca, foram para o BTG. Eram mais de 300, contando assessores, consultores de investimentos, bancos e outras DTVMs sob o modelo “light”. Era o caso da SulAmérica Investimentos. O grupo segurador (hoje parte da Rede D’Or) transferiu, contudo, a participação societária que tinha na sociedade com a Órama para Nikos, assim como o Grupo Globo, com parcelas de 24% e 18%, respectivamente.
Segundo Nascif, executivo-chefe (CEO) da Nikos, se a Órama marcou o primeiro movimento de democratização no mundo de investimentos, a Nikos vem para liderar uma segunda etapa. “Apesar de todos os avanços, de redução de taxas, do tíquete médio, do uso da tecnologia, de educação financeira, essa primeira onda não atingiu o objetivo final, que era chegar a todos os brasileiros, de todos os cantos. Agora, queremos ampliar ainda mais o acesso, ter penetração em todo o território nacional. Com produtos simples, que permitam um auto-atendimento, uma coisa intuitiva.”
Nesse modelo de “investment as a service”, a Nikos distribui produtos aproveitando a base de clientes de terceiros, não tem relacionamento direto com os investidores. Segundo Nascif, outras parcerias neste mesmo formato já foram firmadas, mas ainda não é possível revelar os nomes. “Nossa ideia não é falar com o cliente, ter uma plataforma ‘B2C’. É oferecer nossos serviços para parceiros, como bancos, varejistas, marketplaces, empresas que têm um relacionamento consolidado com uma ampla base de clientes e entendem que ter um braço financeiro, com um leque de produtos de investimento, é importante.”
Para Ignácio Estivariz, chefe de banco digital do Mercado Pago no Brasil, a parceria com a Órama, iniciada em 2022, foi muito produtiva, razão pela qual o grupo decidiu estendê-la para a Nikos. “Tivemos um enorme sucesso em ofertar produtos de investimento para a nossa base. Temos trilhado um caminho para ser um banco cada vez mais completo.” Segundo o executivo, de 54 milhões de clientes mensais do Mercado Pago na América Latina, 30 milhões já possuem investimentos, com um forte crescimento em 2023. “No Brasil essa expansão no número de usuários com investimento foi de 60%. E o saldo na nossa plataforma dobrou”, afirma.
Além de CDBs e outros produtos, os clientes do Mercado Pago podem investir em três fundos sob o guarda-chuva da gestora da Nikos, de perfil conservador (renda fixa), moderado (multimercado) e arrojado (ações). À medida que o projeto avance, a ideia é ir acrescentando novas alternativas. “Nós vamos analisando e discutindo com a Nikos qual é o rol adequado de produtos. Talvez no futuro acrescentemos LCI, LCA, Tesouro Direto, outros tipos de investimentos e ações”, afirma Estivariz.
Debaixo da Nikos Gestão, os fundos com recebem a adição do nome do Mercado Pago somam R$ 386,8 milhões e quase 322 mil cotistas. Já há um novo veículo aberto para títulos incentivados para investimentos em papéis de infraestrutura. Os executivos da Nikos e do Mercado Pago não abrem o volume em outros investimentos.
Nascif conta que a decisão de vender a Órama para o BTG Pactual e começar outro negócio – não exatamente do zero – se deveu ao desenvolvimento do mercado e a necessidade de privilegiar a infraestrutura tecnológica e de gestão para terceiros. “O que construímos na Órama foi muito legal, disruptivo, mas chegou um ponto em que teríamos de começar a oferecer outros serviços, como cartão, conta, assim como outros players, e entendemos que nossa vantagem competitiva estava justamente no investment as a service.”
Na transação, selada em outubro do ano passado, o BTG desembolsou R$ 500 milhões. A Órama tinha então R$ 17,9 bilhões em ativos sob custódia. Fundada em 2011, a DTVM tinha um contrato de não competição com a Ágora – por causa da conexão de Rocha e Nissenbaum, que também foram os fundadores da corretora vendida em 2008 para o Bradesco – e começou apenas como plataforma de fundos, adicionando depois títulos de renda fixa e negociações de ações e Tesouro Direto. Não alcançou a mesma escala de competidores como o próprio BTG e a XP – com cerca de 4 milhões de clientes e R$ 1 trilhão na sua custódia -, que priorizaram a distribuição pelo canal dos assessores de investimentos.
Assim como Ágora e Órama, o nome Nikos também vem do grego, com um significado de “vitória do povo”. “É um nome que se associa a sucesso, força, triunfo”, afirma Nascif.